terça-feira, 3 de agosto de 2010

Eterna indecisão


Num adeus pouco chorado, a marginal desprega-se do asfalto para cobrir-se com pernas carregadas de escuridão, que dançam a samba da sedução, enquanto que as gaivotas sobrevoam o infinito em ziguezagues muitos recortados, libertando de quando em quando a diarreia que um peixe podre lhe provocou. Que depois de um voo vertical, a massa pestilenta explode nas cabeças distraídas.
Os infelizes, a escorrerem a vergonha no corpo, esbracejam impropérios para os sorridentes voadores, como se fossem fantoches a digladiarem-se na guerra. Eu, com os glúteos sentados num banco pensado pelo Siza, gargarejo gargalhadas que nem o mais feliz, quase agarrado ao descuido de um tombo.
Por fim, tudo evapora-se, ficando a monotonia dos gestos a namorar o presente e os bramidos de um cigano, que tenta vender bugigangas que lançam bolinhas de sabão para o ar. Num deles, talvez no mais sentido dos berros, uma criança lambe com o olhar o plástico colorido, agarrando-se na borda do carrinho metálico e dizendo, “Mãe, quero um”. Os pais travam a velocidade alucinante dos passos e espreitam-no de soslaio, “Está bem, escolhe um”. O pequeno infante olha, olha e por fim, “É este”, “Boa escolha”, diz o cigano, que logo o agarra para o embrulhar, “Espere, deixe-me pensar melhor”, e a noite chega subitamente, com os pais a tremelicarem de frio e o cigano a ressonar um cansaço, quase junto ao meu ombro esquerdo.

2 comentários:

  1. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE
    SILVIO

    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER Y CHOCOLATE.

    José
    Ramón...

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, caro Jose Ramon Santana Vazquez. Obrigado pelas tuas palavras...
    abraço dos fortes,
    Sílvio Silva

    ResponderEliminar