segunda-feira, 31 de maio de 2010

“Tamuja” de Ivo Machado




“Filigranas de Leitura” é o título de um conjunto de actividades a desenvolver na Biblioteca Municipal. E, no âmbito dessas actividades, foi apresentado, na tarde de dia 29 de Maio, o livro “Tamuja”, de Ivo Machado.
Açoriano da Terceira, Ivo Machado já tem quase três décadas de escrita literária. Nasceu em 1958. Ainda Estudante do Liceu de Angra do Heroísmo revelou-se como poeta em páginas académicas. Mas seria no jornal “A União” (de Angra do Heroísmo) que, em Março de 1977, viria a público o primeiro trabalho poético digno de registo.
Parte da sua poesia está traduzida para castelhano, inglês, eslovaco, húngaro, italiano e bósnio. A sua actividade literária compreende participações em inúmeros eventos, para além da edição em livro. Poeta da memória e do afecto, Ivo Machado brinda os leitores de “Tamuja” com poemas que celebram a geografia do espaço e da emoção. Nesta compilação de poemas, Ivo Machado compõe e dá a conhecer uma ode ao lugar de torrentes e mistério onde nasceu.

As “Filigranas”, organizadas pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Gondomar, decorrem até 5 de Junho. O evento tem como principais objectivos, promover a leitura e criar uma maior consciência sobre o valor social e cultural do livro (e de todas as formas de leitura), bem como aproximar e envolver a comunidade educativa do Concelho nas dinâmicas culturais da Biblioteca Municipal.
Teatro, histórias para bebés, “Hora do Conto”, oficina de Iniciação à Prática Teatral e uma sessão de poesia são as actividades já realizadas. As “Filigranas de Leitura” encerram no dia 5 de Junho. Às 16h00 vai decorrer a sessão “Pais e avós animam o conto”, orientada por Ivone Soares. Às 16h30 decorrerá o Concerto Musical com o grupo Voxpopulis – coro da Escola Secundária de S. Pedro da Cova e, finalmente, pelas 17h00 serão concluídas as “Filigranas de Leitura” com um encontro com o escritor António Mota.

Sem comentários:

Enviar um comentário