segunda-feira, 26 de abril de 2010

Gonçalo M. Tavares na Biblioteca de Paços


“Não é comum a literatura ter salas cheias”, sublinhou Gonçalo M. Tavares no encontro promovido pelo Ciclo Da Literatura E Artes De Palco, realizado no dia 23, que a autarquia disponibiliza para a comunidade nos meses de Abril, Maio e Junho.
O escritor e professor de Espistemologia na faculdade de Motricidade de Lisboa, vencedor de oito prémios nacionais e internacionais, dos quais se destaca o prémio José Saramago em 2005, pelo livro Jerusalém, perante o auditório repleto da Biblioteca Municipal Professor Vieira Dinis, contou como foi explorar o lado negro da nossa espécie, através da lógica e do paradoxo, ao longo dos quatro livros que compõe a colecção “O Reino”.
Jerusalém, um dos livros dessa tetralogia, e um dos livros mais elogiados dos últimos anos na Europa, como demonstra a sua inclusão nos “1001 livros para ler antes de morrer – um guia cronológico dos mais importantes romances de todos os tempos”, para o escritor Angolano, é a obra que melhor interpreta as reacções do homem em estados limite.
Houve ainda tempo para uma troca de ideias entre o escritor Gonçalo M. Tavares e o público presente.

6 comentários:

  1. Foi uma noite fabulosa. Gonçalo M. Tavares escritor vencedor de vários prémios que segundo Saramago será o próximo prémio Nobel, tornou a noite de sexta-feira um acontecimento em Paços de Ferreira. Foi fantástico ter a possibilidade de estar a ouvir e aprender com ele. O interlocutor (Arquitecto Silvio Silva) está também de parabéns pelas questões inteligentes que colocou, demonstrando estar por dentro da obra do escritor. Muito Obrigada aos dois pela noite maravilhosa que nos facultaram.

    ResponderEliminar
  2. Paços de Ferreira teve o previlégio de receber no auditório da sua Biblioteca o escritor Gonçalo M. Tavares. Foi uma noite recheada de emoções e de aprendizagens. O moderador do encontro esteve também à altura do escritor.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado pelas palavras cuidadas, Carolina. De facto, a noite de sexta-feira foi fantástica...

    ResponderEliminar
  4. Não podia estar mais de acordo com as palavras de Carolina. Foi uma noite fabulosa em que escritor e interlocutor cativaram e envolveram o público presente.Muito obrigada a ambos.
    Benilde

    ResponderEliminar
  5. No que respeita à minha pessoa, agradeço todos os elogios. Quanto ao Gonçalo, é um poço de informação...

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Silvio. :) Adorava ter ido . Beijinhos

    ResponderEliminar