quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Todo o Saramago em Penafiel


À segunda edição, o Escritaria elege a obra de José Saramago como eixo central de um programa que, em 2008, homenageou Urbano Tavares Rodrigues. Até domingo, os itinerários saramaguianos cruzam-se em Penafiel.
Com a devida permissão da Azinhaga, terra natal do escritor, Penafiel vai converter-se, durante quatro dias, na localidade de Saramago por excelência. Não tropeçar em referências ao único Nobel da Literatura de língua portuguesa vai ser uma tarefa condenada ao insucesso, tão evidentes são as marcas da sua obra espalhadas por Penafiel.
Por isso, Manuel Andrade - administrador da Cão Menor, editora responsável pelo evento, a par da edilidade local - reconhece que o objectivo do festival passa por "contaminar a cidade com aforismos, frases soltas, referências históricas, cosmogonias literárias, imagens e obras plásticas que remetam para o peculiar universo de José Saramago".
Do ambicioso programa do Escritaria fazem parte não apenas os habituais colóquios, em que participam figuras como o cineasta brasileiro Fernando Meirelles, o arquitecto espanhol José Joaquín Parra e os escritores Laura Restrepo e Miguel Real, ou o lançamento mundial do novo romance do autor, "Caim", mas também iniciativas que visam aproximar a comunidade local do autor.
Os exemplos deste esforço de dessacralização são tão abundantes que o palco mais frequente das iniciativas não é nenhum auditório, mas sim as ruas e praças penafidelenses. Além de frases do autor pintadas na estrada e de cartazes em forma de 'post-it' contendo frases emblemáticas da sua obra, o Escritaria vai apresentar insólitos "bancos que narram", em que, graças a dispositivos sonoros, vulgares assentos vão reproduzir gravações de excertos saramaguianos.
O cenário não fica completo sem instalações que se prevêem igualmente marcantes, como as "Caixas de leitura", que podem ser recolhidas e até levadas para casa pelos transeuntes, ou a designada "Avenida em obras". Nesta artéria literária, situada na Avenida Sacadura Cabral, "cada romance de Saramago dá origem a uma instalação que contém informação e ilustrações", explica a organização.
Quem se deslocar à cidade duriense até domingo, pode ainda ser surpreendido com Blimunda de Jesus, Ricardo Reis, Jesus Cristo ou Tertuliano Máximo Afonso a passearem tranquilamente pelas ruas, como resultado do projecto "Cidade das personagens", desenvolvido por arquitectos nascidos na década de 70.


notícia do Jornal Notícias - 14/10/09

Sem comentários:

Enviar um comentário